Blog
Imembuí Microfinanças lança projeto para fortalecer o comércio local e conectar micro e pequenos empreendedores após enchentes no RS
O maior desastre climático do Rio Grande do Sul provocou dezenas de mortes, destruiu municípios inteiros e impactou em cheio os micro e os pequenos negócios gaúchos. Para ajudar os empreendedores a se reerguer neste momento difícil, a Imembuí Microfinanças, OSCIP de microcrédito sem fins lucrativos, com sede em Santa Maria, desenvolveu um projeto com o objetivo de conectar e estimular o comércio local.
A plataforma Negócios em Rede é um ambiente digital em que os empreendedores de todo o RS poderão cadastrar seus negócios de forma gratuita, divulgando seus produtos e serviços e canais de contato. O objetivo é gerar negócios entre os cadastrados, estimulando que um compre do outro. O consumidor também poderá acessar a plataforma e, por meio de filtros, encontrar produtos e serviços vendidos pelas empresas gaúchas.
Segundo a diretora geral adjunta da Imembuí, Renata Ferrari, o trabalho diário ao lado dos empreendedores vem mostrando o quanto eles foram afetados. Até mesmo nas regiões menos atingidas pelas enchentes, os empreendedores estão sofrendo com uma série de problemas, que vão desde questões maiores, como a perda do poder econômico, até questões do dia a dia, como a dificuldade de aquisição de matéria-prima e de frete, por exemplo.
– Acreditamos que a união e a colaboração entre os empreendedores são fundamentais nesse momento. A plataforma "Negócios em Rede" vai permitir que eles se conectem e colaborem entre si, tornando-se clientes e fornecedores. Nossa ideia é de que um empreendedor adquira produtos e serviços do outro, assim todos vão crescer juntos. Temos certeza de que essa rede de contatos que estamos criando pode levar a novas oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e troca de conhecimentos, fortalecendo o comércio local e ecossistema empreendedor como um todo – afirma Renata.
Inicialmente, o Negócios em Rede foi pensado para conectar os mais de 3.500 clientes da Imembuí Microfinanças no Estado. Mas, diante da catástrofe e do impacto na economia, a instituição decidiu abrir para todos os negócios do RS. O comércio em rede local está no DNA da plataforma, que foi construída em tempo recorde envolvendo a parceria da Imembuí com outras três empresas gaúchas.
– Assim que entendemos a dimensão da catástrofe, nos reunimos com a direção da Imembuí e com a YourCode (de Restinga Seca) para desenhar a plataforma. Nosso objetivo era rodar este projeto o mais rápido possível e com a maior abrangência porque a ajuda precisa ser agora. A decisão foi desenvolvê-lo, neste primeiro momento, no site da Imembuí, o que não descarta a ideia de um aplicativo e novidades no futuro - afirma Silvana Silva, diretora da Tempórea, agência de comunicação com sede em Santa Maria que atende a Imembuí.
A plataforma foi lançada oficialmente em Santa Maria e já está em operação. Está previsto o lançamento em mais nove municípios gaúchos, estratégicos para a Imembuí (veja o calendário de lançamento abaixo). Mesmo nos locais onde não houver eventos de lançamento, os empreendedores poderão se cadastrar e divulgar seus negócios gratuitamente. Para que a novidade chegue a todos os recantos do Estado, a Imembuí investirá em campanhas de divulgação e parcerias com entidades empresariais e prefeituras.
Julho - Cruz Alta e Ijuí
Agosto - Panambi e Santo Ângelo
Setembro – Santiago e São Borja
Outubro – Alegrete e Uruguaiana
Novembro – Porto Alegre
Segundo Renata Ferrari, a Negócios em Rede ajuda o empreendedor a:
Ter maior visibilidade: os negócios serão mostrados no site da Imembuí, aumentando o alcance para um público mais amplo de potenciais clientes.
Acesso a novos clientes: a presença online facilita a busca por produtos e serviços, ampliando as chances de vendas e fidelização de clientes.
Networking: a plataforma promove a interação entre os participantes, possibilitando a troca de experiências, parcerias estratégicas e o fortalecimento do ecossistema empreendedor local.
Credibilidade e confiança: a associação à Imembuí, instituição reconhecida por seu compromisso com o desenvolvimento local, agrega valor e credibilidade aos negócios participantes.
Para fazer parte do Negócios em Rede é muito fácil e rápido: basta acessar o site (clique aqui)e preencher o formulário de cadastro com informações como: nome completo, nome do negócio, ramo de atuação (rural, agroindústria, prestação de serviço e comércio), atividade (mais de 10 opções) e redes sociais. Todas essas informações serão utilizadas como filtro, para facilitar a busca dos interessados nos serviços. Também é necessário enviar uma foto do empreendimento.
Imembuí Microfinanças lança projeto para fortalecer o comércio local e conectar micro e pequenos empreendedores após enchentes no RS