Blog
Programa que oferece empréstimo sem juros para empreendedores é lançado em Guaíba
O programa que já faz sucesso em muitos municípios gaúchos chegou a Guaíba. Na noite do dia 4 de dezembro, foi assinado o termo de cooperação que oficializa o Juro Zero no município. A linha de microcrédito operacionalizada pela Imembuí Microfinanças oferece até R$ 3,5 mil para MEI e R$ 5 mil para microempresa, empresa de pequeno porte, e micro e pequeno produtor rural.
O grande atrativo do programa é que os juros são totalmente subsidiados pela prefeitura em cada parcela. Para aproveitar esse benefício, o empreendedor precisa apenas pagar em dia. Em caso de atraso, os juros passam a ser cobrados na parcela. O empréstimo pode ser parcelado em até 24 vezes.
De acordo com o gerente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social, Cléber da Costa Quadros, o objetivo é incentivar o fortalecimento dos pequenos empreendedores. A implantação do Juro Zero faz parte do programa Prometas, que reúne uma série de metas da prefeitura de Guaíba para desenvolver o município. O microcrédito era a meta número 50. Na cerimônia, ainda foi entregue um prêmio para as 20 maiores empresas que contribuem para a geração de renda no município.
– Estamos muito felizes com o início do Juro Zero. Temos certeza de que o programa vai contribuir para o crescimento da economia local. O programa é pensado para aqueles que mais precisam, ou seja, os micro e pequenos empreendedores. Por isso, estamos muito satisfeitos de entregar essa oportunidade a eles de conseguir recursos com o subsídio da prefeitura. Para nós é uma ferramenta muito importante para que o nosso empreendedor possa fazer os investimentos necessários e fortalecer os seus negócios – afirma Cléber.
Para a coordenadora da Imembuí Microfinanças filial Porto Alegre, Simone de Freitas, que já acompanhou a implantação do Juro Zero em outras cidades gaúchas, tão importante quanto o suporte financeiro do programa é a orientação que o empreendedor recebe. Um diferencial que fortalece o negócio e incentiva o crescimento econômico do município.
– Essa iniciativa da prefeitura não apenas viabiliza recursos para os empreendedores, mas também fortalece a teia social e econômica da comunidade. Ao empoderar pequenos negócios, há um impacto positivo nas dinâmicas locais, promovendo a autossuficiência e a diversificação econômica. O programa de Juro Zero é, portanto, um instrumento valioso para impulsionar não apenas o comércio, mas também a coesão e o desenvolvimento sustentável em Guaíba, contribuindo para a prosperidade da região – explica Simone.
Para conseguir o empréstimo, o empreendedor precisa exercer atividade produtiva no município de Guaíba há pelo menos 6 meses. O pedido deve ser feito na Sala do Empreendedor de Guaíba (Rua Nestor de Moura Jardim, n°111), junto com a documentação exigida de acordo com a modalidade de empreendedor (veja abaixo).
Microempreendedor Individual (MEI)
Cópia do RG e CPF ou CNH (empreendedor e cônjuge);
Cópia atualizada do comprovante de endereço residencial e comercial;
Cópia do cartão CNPJ;
Certificado de Microempreendedor Individual no Município;
Comprovante de regularidade fiscal no município (CND) e apresentação de alvará de funcionamento para aquelas atividades exigidas;
Declaração com descrição do objetivo e finalidade da aplicação dos recursos do empréstimo beneficiado pelo subsídio;
Cópia de Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual caso o empreendedor tenha iniciado suas atividades no ano anterior ou declaração com projeção de faturamento para o exercício atual.
Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte
Cópia do RG e CPF ou CNH (empreendedor e cônjuge);
Cópia atualizada do comprovante de endereço residencial e comercial;
Comprovante de inscrição e situação cadastral (CNPJ);
Atos constitutivos e suas alterações;
Comprovante de regularidade fiscal municipal (CND);
Declaração do objetivo e finalidade da aplicação dos recursos do empréstimo beneficiado pelo subsídio;
Inscrição municipal (CMC);
Cópia de Declaração Anual do Simples Nacional – Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Individual caso tenha iniciado suas atividades no ano anterior ou declaração com projeção de faturamento para o exercício atual;
Faturamento dos últimos 12 (doze) meses.
Micro e Pequeno Produtor Rural
Cópia do RG e CPF ou CNH (empreendedor e cônjuge);
Cópia atualizada do comprovante de endereço residencial e comercial;
Comprovante de inscrição e situação cadastral;
Comprovante de regularidade fiscal municipal (CND);
Declaração do objetivo e finalidade da aplicação dos recursos do empréstimo beneficiado pelo subsídio;
Inscrição municipal (CMC, se aplicável);
Cópia da Declaração anual da atividade.
Avalista
Cópia do RG e CPF (titular e cônjuge);
Cópia atualizada do comprovante de endereço (residencial e comercial);
Comprovante atualizado de renda.
* Análise de crédito sujeita a avaliação cadastral
Imembuí Microfinanças: WhatsApp: (51) 99354-3068
Sala do Empreendedor: (51) 3480-7000
Programa que oferece empréstimo sem juros para empreendedores é lançado em Guaíba